Caracterização

ANTUZEDE
Situada a 6 Km, da cidade de Coimbra, a freguesia de Antuzede, é composta pelos lugares de Antuzede, Póvoa do Pinheiro, S. Facundo, Quintã, Cidreira, Geria, Paul e Gândara, que ocupam uma área total de 8.230 KM2.
Uma das principais características da freguesia relaciona-se com o contraste da sua paisagem. Esta mostra-nos, por um lado a parte populacional, em pequenos aglomerados populacionais e por outro a sua grande dispersão, sendo o espaço entre as povoações completado por área florestal e campos de cultivo.
Economicamente, a freguesia de Antuzede, contou desde sempre com actividades ligadas à agricultura e à pecuária.
Os seus terrenos férteis, distribuem-se por duas zonas distintas:
- Junto às linhas de água, nomeadamente ao Ria Mondego e às Valas de Ançã e Vala de Vale Travesso, nos quais se cultiva o milho e o arroz.
- Nas encostas, cultiva-se a batata, a vinha e o olival.
Tanto a oliveira como o milho terão contribuído para a existência de algumas estruturas para a produção de azeite e farinha. Sabe-se que nesta freguesia existiram vários lagares e um moinho de água, dos quais, apenas resta um lagar, antigamente integrado na propriedade crúzia, hoje aproveitado para a realização de eventos sociais.
A criação de gado bovino, em especial a produção de leite e a pastorícia foram e ainda são hoje uma importância com alguma importância, já que, ao longo os tempos, foram sendo o suporte económico de muitas famílias.
Actualmente, porém e uma vez que grande parte da população está empregada em Coimbra, as actividades agrícolas e pecuárias são praticadas apenas com características de subsistência.
Antuzede confronta com as Freguesias de São João do campo, Ança, Vil de Matos, Trouxemil, São Martinho do Bispo e Santa Cruz. Fazem parte da Freguesia os lugares de Gandara, São Facundo, Paul, Cidreira, Antuzede, Póvoa do Pinheiro, Geria e Quintã.
 
VIL DE MATOS
Vil de Matos situa-se a norte do concelho, comarca, distrito e diocese de Coimbra, de cuja sede dista aproximadamente onze quilómetros, confinando, a norte, com a freguesia de Barcouço, do concelho de Mealhada, a nascente e a sul, respectivamente com as congéneres Trouxemil e Antuzede, e a poente, com a freguesia de Ançã, do município de Cantanhede.
Implantada numa área de aproximadamente 8,2 quilómetros quadrados, esta Freguesia é composta pelas povoações de Casal do Cartaxo, Casal da Murteira, Costa de Rios Frios, Rios Frios, Mourelos, Vendas de Sant’Ana e Vil de Matos (sede de Freguesia).
Localizada num dos férteis vales convergentes para a bacia do celebrado e cantado Mondego, a autarquia tem os principais aglomerados populacionais (desde a Quinta da Zombaria até a sede de Freguesia, mais a norte) enraizados nas encostas voltadas a nascente. E não será por acaso, já que irrigam as suas terras a ribeira do Vale Travesso (que desagua na Vala do Norte, a cerca de cinco quilómetros paralela ao rio Mondego) e os seus afluentes da Vala da Carvalha e da Vala da Linteira.